Exceção às regras de endividamento

16/12/2010 - 18h42

 

Municípios-sede da Copa e das Olimpíadas ganham exceção às regras de endividamento

 

Os municípios que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 poderão tomar novos empréstimos, mesmo se sua dívida total estiver acima da receita líquida real (RLR). A flexibilização dos limites ao endividamento foi sancionada nesta quarta-feira (15) na forma da Lei 12.348/10 - conversão da Medida Provisória 496/10 - e se destina a viabilizar obras de infraestrutura para as duas competições.

A MP 496/10 foi aprovada no Senado no dia 24 de novembro. Na discussão da matéria, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou o fato de o governo ter enviado a MP ao Congresso como "uma árvore de natal, tamanha a quantidade de penduricalhos nela colocados". Outros senadores de oposição ao governo se manifestaram contra a MP.

Além da autorização à tomada de novos empréstimos pelos municípios, a MP tratou da venda de imóveis da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); da transferência de terrenos de marinha para a Companhia Docas do Rio de Janeiro; e da compensação de regimes da Previdência. Apesar disso, a MP foi aprovada em plenário, em votação simbólica, com voto contrário do PSDB.

O Senado também aprovou uma emenda acrescentada pelo relator da Medida na Câmara, Carlos Abicalil (PT-MT), que permitia aos municípios que sediarão partidas da Copa realizarem também empréstimos destinados às obras de saneamento básico e de transporte urbano. O inciso acrescentado por essa emenda, no entanto, foi vetado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Da Redação / Agência Senado
 

Notícias

Busca e apreensão de idoso é justificável se ele quiser mudar de lar

Troca de família Busca e apreensão de idoso é justificável se ele quiser mudar de lar Paulo Batistella 5 de dezembro de 2024, 10h31 O juiz também determinou que uma equipe de assistência social do município realize, em até 15 dias, um estudo psicossocial em face das partes e das residências de...

Pode ser feita a venda de um imóvel em inventário?

Opinião Pode ser feita a venda de um imóvel em inventário? Camila da Silva Cunha 1 de dezembro de 2024, 15h28 A novidade é que, recentemente, no dia 30 de agosto de 2024, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Resolução nº 571/24 que, dentre outras alterações, possibilitou a autorização...